segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Reabilitação Estético-Funcional do Sistema Mastigatório e Educação Alimentar

O Papel principal do dentista é ajudar as pessoas a preservar seus dentes naturais. O sorriso mais estético, mais saudável e mais funcional é obtido quando se cuida bem dos dentes naturais para preservação dos tecidos vivos. A partir do momento que se insere uma restauração ou uma prótese dental está se criando nichos adicionais de placa bacteriana (biofilme dentário) que poderão dificultar a remoção de micróbios aderidos aos dentes, aumentando a probabilidade da ocorrência de doenças como a cárie e a gengivite, as quais poderão progredir para a perda de dentes. Fazer uma prótese dental, seja ela fixa, removível ou total, dento ou implanto-suportada, ou qualquer outro procedimento restaurador em odontologia, é muito mais do que aprender e aplicar uma seqüência de procedimentos, preparando os dentes de forma adequada, moldando com técnicas de moldagem precisas e confecçionando e inserindo restaurações ou próteses na boca do paciente. O trabalho em odontologia restauradora envolve a integração de uma multiplicidade de conhecimentos na busca de restabelecer a capacidade mastigatória, a estética e a saúde dos tecidos bucais de nossos pacientes.
Além disso, no teste progressivo da capacidade mastigatória do paciente após a reabilitação oral, devemos educar o paciente para a compreensão da importância de uma alimentação de qualidade.
Na busca por uma vida saudável, o aprendizado para o cuidado com a boca e os dentes é tão importante quanto o aprendizado para uma boa alimentação. Para que esses conhecimentos cheguem à todas as pessoas, é essencial que estes conhecimentos sejam inseridos nos currículos escolares, assim como no atendimento de todas as pessoas que procuram as unidades de saúde (GORDON, 2007; VÁZQUEZ-NAVA, VÁZQUEZ, SALDIVAR, BELTRÁN, ALMEIDA, VÁZQUEZ, 2008; NGUYEN L; HÄKKINEN U, KNUUTTILA M; JÄRVELIN MR, 2008, FALCÃO, 2008; MATA, 2008, CAMPOS FILHO, 2008).
Além da higiene adequada, os dentes precisam de cálcio, fósforo e flúor para sua manutenção num constante ciclo de desmineralização (após o consumo de doces) e remineralização (na presença permanente de cálcio, fósforo e flúor na saliva), de forma a evitar a formação de cavidades de cáries (BUSALAF, 2008).
O cálcio e o fósforo são minerais que fazem parte da estrutura que forma os dentes. O cálcio é encontrado principalmente no leite e seus derivados e é também encontrado em verduras, peixes e frutos do mar. O fósforo é encontrado nas carnes, nos peixes, no leite, nos legumes e nos vegetais. O flúor é um mineral que participa da remineralização dos dentes e inibe a formação de ácidos pelas bactérias da placa bacteriana. O flúor é encontrado nas pastas de dentes com flúor, na água fluoretada, no chá, no café e em menor quantidade nas verduras e hortaliças. Contudo, não podemos esquecer que para se ter um corpo saudável temos que cuidar dele como um todo e a alimentação deve ser feita para cuidar de todo o corpo.
A alimentação tem uma grande influência no desenvolvimento físico e mental dos seres humanos. Uma alimentação equilibrada constitui a base para uma vida saudável e com qualidade; proporciona as substâncias para a formação e manutenção do corpo e a energia para as atividades biológicas, ou seja, as atividades do corpo. Praticar uma alimentação equilibrada mantêm o corpo saudável, afastando diversas doenças. Essa prática é ainda melhor com a prática regular de atividades físicas.
Para obtermos uma alimentação adequada precisamos ingerir todos os nutrientes que o corpo precisa. Os nutrientes são encontrados nos diversos alimentos. Os nutrientes estão distribuídos nos alimentos em quantidades e qualidades diferentes. Devemos ingerir todos os tipos de alimentos nas suas diversas colorações. As diferentes colorações nos alimentos se dão pelos diversos nutrientes, por isso é tão recomendado ingerir alimentos de todas as cores (KATCH, McARDLE, KATCH, 1998; CASTELL, SAGNIER, 2004; CAMPOS FILHO, 2008).
Os alimentos são divididos em classes onde se recomenda o consumo em diferentes quantidades para cada uma. Classificaremos os grupos por relevância de consumo:

Cereais, tubérculos e raízes
Frutas, verduras e hortaliças
Leite e seus derivados
Carnes e ovos
Castanhas, nozes e sementes
Óleos de origem vegetal
Gorduras de origem animal
Açúcares e sal de cozinha

Os alimentos que devemos ingerir em maior quantidade são os cereais, tubérculos e raízes. Estes são o arroz, trigo, aveia, cevada, centeio, milho, batatas e mandioca, encontrados também no pão, massas, farinhas e biscoitos. São importantes para nosso organismo principalmente para obter a energia necessária para as diversas funções do corpo.
Em seguida devemos consumir frutas, verduras e hortaliças. Estes alimentos contém principalmente água, vitaminas, sais minerais e fibras com função de regular o organismo, isso quer dizer que fazem o corpo funcionar adequadamente. Neste grupo encontra-se os feijões e os grãos, as folhas e as diversas frutas e verduras de inúmeras cores.
O leite e seus derivados são alimentos ricos em diversos nutrientes. São importantes na formação e manutenção das estruturas ósseas e dentes, para a boa coagulação do sangue, na contração muscular e no bom funcionamento do sistema nervoso. Os principais derivados de leite são os iogurtes, queijos, cremes e sorvetes à base de leite.
As carnes e ovos são alimentos ricos em proteínas e gorduras. São pobres em fibras, mas tem uma certa quantidade de vitaminas e sais minerais. Estes fornecem energia e principalmente tem função construtora, ou seja, atuam na formação e reparação das estruturas e dos tecidos do corpo. As principais fontes de proteína animal e com maior valor biológico são as de peixes marinhos e ovos. As carnes mais consumidas são: porco, frango, gado, carneiro, peixes e frutos do mar.
Em menor quantidade:
As castanhas, nozes e sementes são fontes de óleos essenciais, vitaminas do complexo B e E, e minerais como magnésio, zinco e selênio. São alimentos que fornecem energia e regulam o corpo para seu bom funcionamento, mantém a saúde da pele, cabelos e dos órgãos sexuais. Encontramos inúmeras variedades: castanha de caju, castanha do pará, amendoim, avelã, noz pecan, e sementes de girassol, linhaça, abóbora e gergelim.
Os óleos de origem vegetal, além de fornecer energia, são essenciais para a regulação do corpo e o transporte de diversas substâncias pelo corpo. Os óleos mais comuns são: oliva, girassol, milho, soja, gergelim, e amendoim.

Em pouquíssima quantidade:
As gorduras de origem animal, saturadas, são muito utilizadas em preparação de receitas de comidas devido a capacidade da gordura de agregar sabor e aroma. Seu consumo deve ser reduzido, pois é prejudicial ao sistema cardíaco e circulatório.
Açúcares são carboidratos simples. Não é recomendado seu consumo em grandes quantidades, pois seu valor nutricional é praticamente nenhum. É o maior causador das cáries dentarias e do diabetes. Não deve ser excluído totalmente da alimentação, pois é um alimento que faz parte da cultura alimentar, mas deve ser consumido em porções pequenas. Isso é bom, pois podemos exercitar a degustação da comida e aprender a apreciar com mais dedicação os sabores.
O sal de cozinha é o produto mais utilizado para realçar o sabor dos alimentos, mas este, como os açúcares, também deve ser usado com cuidado. Seu uso deve ser com sabedoria realçando o sabor dos alimentos, mas sem extrapolar a sensação do salgado. Não deve ser utilizado, ou minimamente, em pacientes com hipertensão arterial (pressão alta).

Além disso a alimentação deve ser agradável e prazerosa. Não deve ser feita simplesmente para matar a fome e nutrir o corpo. Deve alimentar a alma. Uma refeição é sempre melhor quando feita com uma pessoa querida, se realizada em um local agradável ou em festividades. Agradar nosso espírito também é cuidar da saúde.
Todos esses fatores devem ser levados em consideração. O corpo deve ser tratado como um todo. Não podemos cuidar somente dos dentes, ou do rosto, ou dos cabelos, ou da alimentação, ou dos exercícios físicos. Todos precisam ser cuidados e mantidos para termos saúde e vivermos felizes (McARDLE, KATCH, KATCH, 1998; CAMPOS,A.A., CAVALCANTE, J.M., CAMPOS FILHO, H.J.M., SILVEIRA, M.A., 2001; CASTELL, SAGNIER, 2004; CAMPOS FILHO, 2008).

Preservar os dentes naturais é muito importante para a melhor mastigação dos alimentos. Os dentes anteriores, que ficam na frente, cortam os alimentos que são levados então aos dentes posteriores (dentes de trás). Os dentes posteriores trituram os alimentos, como em um pilão. Os alimentos precisam chegar ao estômago bem triturados pelos dentes, para que seus nutrientes sejam utilizados para o crescimento e a manutenção de nosso corpo funcionando com toda sua capacidade, e assim possamos correr, pensar, crescer e nos desenvolver.

Para pensarmos em reabilitação Oral, com uma vontade real de levar o melhor para cada ser humano, é preciso então associarmos a educação alimentar com a educação e prevenção para preservação dos dentes naturais. Somente depois de restabelecermos a saúde do paciente, teremos o alicerce necessário para iniciarmos qualquer procedimento restaurador.
Restabelecer a saúde dos tecidos moles, não deve parecer ser um início supérfluo, pois se a gente realmente quer o bem de cada paciente, e realmente quiser lhes oferecer melhores condições de saúde bucal, aí sim, valorizaremos cada etapa deste minucioso processo que nos levará a oferecer um novo nível de odontologia. Um nível de reabilitação que inclui não só uma melhor aparência, mas também inclui, em todos os aspectos a serem estudados aqui, uma integração saudável que se preocupa com a preservação de todos os elementos do sistema mastigatório, associados a uma alimentação e hábitos de vida saudáveis.

* Copyleft Adeliani Almeida Campos e Hermano José Maia Campos Filho.
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
É permitido a cópia e distribuição do Conteúdo dessa página para fins Não-Comerciais, contanto que os créditos da autoria sejam respeitados.

Nenhum comentário: